Um Ano

Dizem que a distância faz o coração crescer mais afeiçoado e se é verdade, talvez os que estão em um relacionamento a distância tenham maior afeto e profundidade do que os outros. Mila e eu moramos a 6800 km de distância e falamos diferentes idiomas nativos, depois de um ano podemos testemunhar a verdade por trás disso. E tivemos um lindo bolo de chocolate (obrigado Mila) como uma lembrança desse momento.

Bolo de Chocolate do Aniversário de um ano

Semana passada, Mila e eu comemoramos um ano sobrevivendo ao desafio que é um relacionamento a distância. Ao longo deste relacionamento, tem sido uma jornada na coleta de lições em comunicação, na resolução de conflitos e na descoberta de maneiras criativas de preencher a lacuna em nosso relacionamento.

Comunicação

Mika: Eu sempre fui uma pessoa reservada, aprender a falar com Mila foi um desafio, porque ela muitas vezes me pede para ser mais aberto com a minha comunicação. Eu aprendi a ser franco e sincero no meio jeito de falar, menos contundente e diplomático. Eu acho que ter algum tato no meu discurso realmente me ajudou a superar os desafios que surgem ao estar em um relacionamento. E havia o problema mais urgente do meu inglês e do português dela.
Acho que saber falar inglês e português foi uma barreira desde o início nos ajudou a tolerar essa barreira e a encontrar maneiras de melhorar nossa comunicação. Filmes com legendas ajudaram muito e a paciência na hora de repetir também. “Repete” e “de novo” são as palavras mais usadas entre nós até hoje.

Mila: Para mim, sempre fui bem aberta com todos, não só com Mika, gosto de demostrar meus sentimentos, e por isso tenho uma comunicação mais fácil, mesmo assim comunicação em uma distância como a nossa não é fácil, até porque nós temos a barreira da linguagem, ambos falamos línguas diferentes. No começo era bem complicado por conta do meu inglês que era péssimo, embora eu já tivesse frequentado aulas… só o que aprendi foi gramática básica hahaha (que me ajudou muito também)

Com toda certeza o meu progresso no inglês e Mika no português melhorou bastante, fez com que pudéssemos conversar assuntos mais complexos, que fazem realmente conhecer um ao outro, como família e vida pessoal.

Resolução de Conflito

Como os relacionamentos tradicionais, os relacionamentos a distância são repletos de conflitos que surgem de uma série de problemas, principalmente falhas na comunicação.

Mika: A maioria dos conflitos se resumia a comunicação e diferenças culturais. Eu realmente acho que ajudou o fato de que nós começamos a falar devagar e ficamos em silêncio por um tempo. Somos ambos pessoas teimosas, então demorou um pouco para aprender que precisamos pedir desculpas rapidamente.

Finalmente, descobri que quando as palavras falhavam, chocolate e comida ajudavam a resolver os conflitos mais rápido.

Mila: Realmente, a maioria dos nossos conflitos foram por conta da comunicação, muitas vezes fiquei chateada por ter ouvido alguma coisa errada, totalmente fora da realidade, e o que nos ajudou era a repetição e principalmente ser gentil com o outro, como Mika disse somos muito teimosos e por vezes não queríamos aceitar que não era nossa culpa.

Após muita paciência (ele sempre diz chocolate hahahah) conseguimos diminuir a quantidade desses conflitos.

Criatividade em diminuir a distância

Finalmente, chegar a um ano requer criatividade. Às vezes, escapando da monotonia e da comunicação constante, você precisa convidar algo novo para o relacionamento para acender as chamas e manter a atração.

Mila: Ah, muitas perguntas divertidas e… estranhas!

Mika: E perguntas divertidas!

Mila: hahahahahah! Sim! A criatividade é muito necessária nesse tipo de relacionamento, desde do começo eu e ele pegávamos perguntas para fazer um ao outro, que foi muito importante para nos conhecer, sempre inovando com jogos, receitas que começamos a fazer juntos por vídeo chamada, testes e muitas coisas! Como ele disse algumas noites fomos dormir sem ter sido criativo, isso é normal e só não deixar que isso vire uma rotina.

Mika: Eu amo testes, jogos e culinária. Descobri que a maioria das atividades que temos surgiu de uma dessas categorias. Algumas noites fomos dormir com poucas histórias. Nós compensamos isso com uma conversa ou descoberta aleatória e íntima à noite.

Conclusão

Os relacionamentos são desafiadores em geral e o relacionamento a distância testa a força do seu amor e dedicação a outra pessoa. Se você quiser sobreviver, evite permitir que pensamentos temerosos e críticos evitem a comunicação de seu coração e a conexão com seu amor a distância. Senso comum, paciência e perdão levarão vocês dois muito longe.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Go Top
%d bloggers like this: